18/10/2024 12h00 - Atualizado em 18/10/2024 12h05

Último Encontro da Formação Continuada para Professores da Educação Infantil Promove Reflexão e Aprimoramento das Práticas Pedagógicas

No dia 16 de outubro de 2024, o auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), em Vitória, foi palco do 3º e último Encontro Presencial da Formação para Professores da Educação Infantil – Grupos II e III. A ação foi coordenada pelo Cefope, em parceria com a Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (Gerco), e reuniu professores das redes municipais de ensino.

O encontro fez parte de uma formação continuada oferecida a professores da Educação Infantil com o objetivo de aprimorar suas práticas pedagógicas e fortalecer a garantia dos direitos de aprendizagem para bebês e crianças. Os temas abordados refletiram sobre a importância da interação e da brincadeira como pilares fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, alinhados às orientações dos documentos normativos vigentes.

Vanessa Lima Martins, consultora de expansão da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), e uma das responsáveis pela formação, destacou a importância desse processo contínuo de capacitação:

"A formação continuada é crucial para a atualização das práticas pedagógicas dos professores, especialmente ao considerar a importância das pesquisas sobre como crianças e bebês aprendem. As discussões durante a formação presencial foram particularmente enriquecedoras e bem recebidas pelos participantes."

Além de Vanessa, os formadores que participaram do encontro compartilharam suas experiências. Adriana Mara Rocha de Paula, formadora do município de Brejetuba, ressaltou:

"Foi gratificante aprender mais sobre os avanços e estudos nessa área, além de integrar novas práticas e teorias ao que já adquiri até agora."

A formação presencial complementou a capacitação oferecida na plataforma EAD do Cefope e contou com a participação de 11 assessores das Superintendências Regionais de Educação (SREs) e 78 técnicos municipais. Esses profissionais replicarão o conteúdo em seus respectivos municípios, fortalecendo o impacto da formação nos diversos contextos educacionais.

O encontro foi estruturado em três etapas, cada uma com seis horas de duração, durante as quais os formadores participaram de oficinas para receber orientações sobre as práticas pedagógicas mais atuais. A proposta visa promover um ambiente de ensino mais dinâmico e inclusivo, com ênfase na interação e na brincadeira como formas naturais de aprendizagem.

Rita Izoton Alves, formadora do município de Vila Valério, expressou sua gratidão:

"Agradeço aos profissionais de excelência do Cefope e da Gerco pelo planejamento e organização. A formação foi conduzida com segurança e conhecimento, e certamente contribuirá para o compartilhamento de práticas entre escolas e municípios."

O 3º Encontro Presencial da Formação para Professores da Educação Infantil marcou o encerramento dessa fase formativa, consolidando avanços pedagógicos e fortalecendo a colaboração entre os municípios capixabas na educação infantil.

Saiba mais: www.sedu.es.gov.br