14/01/2025 13h47 - Atualizado em 14/01/2025 13h54

SEDU lança as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas do Programa Escola do Futuro para 2025

A Secretaria da Educação (SEDU) do Espírito Santo, com o apoio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFOPE), lançou as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Certificação Escola do Futuro 2025, dando continuidade a um programa que já está transformando a educação no Estado. Criado em 2023, o Programa Escola do Futuro tem como objetivo integrar tecnologias e metodologias ativas às práticas pedagógicas, promovendo uma educação inovadora e conectada com as necessidades do mundo digital e tecnológico.

Desde seu lançamento, o programa tem avançado significativamente e, atualmente, conta com a participação de 50 escolas da rede estadual. Essas escolas estão aplicando novas práticas pedagógicas que buscam desenvolver estudantes mais criativos, autônomos e preparados para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade.

Alinhado ao Mapa Estratégico da SEDU 2023-2026, o Programa Escola do Futuro se propõe a fortalecer a aprendizagem de forma inclusiva e de qualidade, preparando os alunos para a vida em um mundo digital. A gerente de Qualificação Profissional do CEFOPE, Bianca Silva Santana, uma das responsáveis pela elaboração das diretrizes, explicou que as novas orientações buscam proporcionar subsídios para as equipes escolares desenvolverem habilidades críticas no uso das tecnologias e fomentar o protagonismo do estudante.

“Nosso foco é garantir que as escolas promovam não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências que vão além da sala de aula, preparando os estudantes para um futuro cada vez mais digital e tecnológico”, afirmou Bianca.

Com o lançamento das Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para 2025, o programa dá mais um passo rumo à criação de um ambiente educacional mais dinâmico e adaptado às necessidades do século XXI. O CEFOPE segue como parceiro estratégico, oferecendo capacitações contínuas aos educadores para que possam implementar as novas práticas de maneira eficiente e transformar a experiência escolar para os alunos.

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