Horário de funcionamento
Segunda-feira à Sexta-feira
08h00 às 19h00
No dia 07 de outubro de 2025, a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFOPE), e com apoio do Instituto Unibanco, realizou a Jornada Conexões SEDU, no Steffen Centro de Eventos, na Serra/ES. O encontro reuniu mais de 900 gestores e gestoras escolares, técnicos, gerentes e subsecretários da rede estadual de ensino, em um dia inteiro de trocas, reflexões e construção coletiva.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que "a escola pública é um privilégio que transforma, é espaço de talento e oportunidade". Ele ressaltou que "a Jornada Conexões SEDU mostra a cara da Secretaria, feita de pessoas, programas e esforços", e que a educação pública é construída coletivamente, como "um grande mosaico feito a muitas mãos por uma educação com equidade".
Quatro painéis, múltiplas perspectivas
A Jornada foi organizada em quatro painéis temáticos, intercalados com momentos interativos, nos quais os participantes puderam construir reflexões e contribuições coletivas. Ao final, essas contribuições foram sintetizadas em um manifesto, assinado pelos presentes, expressando compromissos com os temas discutidos.
Painel 1 – Avaliação Educacional
Participantes: Lina Kátia, Bianca Silva Santana e Virgínia Rita dos Santos Silva.
O debate abordou a avaliação como oportunidade para ampliar o conhecimento dos estudantes, destacando que "todos os dias e em todos os momentos estamos avaliando, escutando estudantes, responsáveis e o que os professores nos trazem" (Virgínia Rita dos Santos Silva). Foi lançado o livro PAEBES 25 anos: A trajetória do Paebes na construção de políticas educacionais no Espírito Santo, reforçando o papel da avaliação na construção de políticas públicas.
Painel 2 – Ensino Médio Capixaba
Participantes: Valdirene Alves de Oliveira e Andrea Guzzo.
Os temas incluíram itinerários formativos, personalização da aprendizagem e integração curricular, com ênfase em garantir a justiça curricular e a equidade escolar. Andrea Guzzo destacou que "a formação curricular integradora promove equidade e fortalece o aprendizado dos estudantes".
Painel 3 – Educação em Tempo Integral
Participantes: Lia Rolnik, Carolinne Ornelas e Jonisario Littig.
O painel discutiu a educação integral como política e concepção pedagógica, destacando que "a educação integral prepara o jovem para a vida, promove o desenvolvimento de competências e o protagonismo juvenil" e considera o projeto de vida e a integralidade do estudante (Jonisario Littig). Carol Ornelas enfatizou que "com base em estudos robustos, a educação integral é entendida como concepção e como política para reduzir desigualdades".
Painel 4 – Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)
Participantes: Michael França, Aline de Freitas e Raíza Carla Mattos Santana.
O debate abordou políticas e práticas de equidade racial e justiça social, enfatizando que "não existe como trabalhar o combate ao racismo de forma confortável" (Aline de Freitas). Michael trouxe reflexões sobre as desigualdades dentro e entre escolas e os fatores internos e externos que impactam a aprendizagem. Raíza reforçou que "ou a educação é antirracista ou não é educação".
Construção coletiva e legado
Os momentos interativos permitiram que os participantes registrassem ideias e contribuições, culminando em um manifesto coletivo que simboliza o compromisso da rede com uma educação justa, inclusiva e transformadora.
A Jornada Conexões reafirmou o papel da SEDU como espaço de formação, integração e escuta, mostrando que políticas públicas eficazes são construídas coletivamente. Em um único dia, o evento demonstrou que o avanço da educação capixaba depende da articulação entre áreas pedagógicas, formativas, digitais e de gestão, e sobretudo das pessoas que constroem diariamente a educação no Espírito Santo.
📞 Mais informações:
E-mail: correiocefope@sedu.es.gov.br
Telefones: (27) 3636-7820 / 3636-7825