Horário de funcionamento
Segunda-feira à Sexta-feira
08h00 às 19h00
No dia 6 de agosto de 2025, a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e a Fundação Telefônica Vivo, promoveu um encontro com os Professores Coordenadores de Inovação (PCIs), no âmbito do Programa Escola do Futuro. A atividade teve como foco o desenvolvimento profissional dos PCIs e o fortalecimento do Eixo Formativo do programa, por meio da formação continuada voltada ao uso de metodologias ativas, inovação e tecnologias digitais aplicadas às práticas pedagógicas.
Durante o encontro, os participantes participaram de uma oficina conduzida pela professora doutora Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional, com apoio de Aline Ohnuki. A atividade abordou a integração da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), proporcionando uma vivência prática com metodologias ativas e tecnologias digitais, com foco na aprendizagem dos estudantes. Os PCIs puderam explorar caminhos para implementação de projetos STEAM, analisar planejamentos pedagógicos, identificar elementos estruturantes de projetos e refletir sobre o potencial das metodologias ativas e da tecnologia no contexto escolar.
Para Rayane Natividade, Assessora Especial do Programa Escola do Futuro, “essa oficina foi uma oportunidade valiosa para fortalecer a atuação dos nossos PCIs. Ao vivenciar a abordagem STEAM e a Aprendizagem Baseada em Projetos, eles ampliam seus conhecimentos e levam para as escolas práticas mais criativas, tecnológicas e conectadas com os desafios da educação atual”.
Priscila Santos, da Fundação Telefônica Vivo, destacou a importância da parceria com a SEDU: “A oficina realizada foi marcante pelo compromisso e dedicação dos professores, e seguimos confiantes de que, juntos, continuaremos promovendo mudanças significativas por meio da educação e da tecnologia”.
Lilian Bacich reforçou o impacto da formação: “A participação dos PCIs demonstrou a excelente conexão desse grupo com uma educação significativa e transformadora, possibilitando que eles se tornem ainda mais seguros para multiplicar a formação em suas escolas”.
Os PCIs também compartilharam suas impressões sobre a oficina: Marcos Semprini, do CEEFMTI Liceu Muniz Freire, afirmou que a vivência prática e reflexiva fortaleceu sua atuação na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e conectadas às necessidades do século XXI. Caio Simão, do CEEFMTI Aristeu Aguiar, ressaltou a importância da troca de experiências e do trabalho em rede para apoiar professores em sala de aula. Saulo Arpini, do CEEFMTI Senador Dirceu Cardoso, considerou o encontro essencial para aprofundar a compreensão sobre a metodologia ABP aliada à abordagem STEAM e para inspirar novas possibilidades pedagógicas.
O encontro evidencia o compromisso da SEDU e do Cefope em promover a formação continuada de educadores, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras e conectadas aos desafios da educação contemporânea.
Confira as fotos do encontro.